domingo, 15 de janeiro de 2012

Roma, Itália



15.01.2012
Roma, Itália

- ROMA: UM OVO COM CARA DE CIDADE GRANDE
                Quando chegamos aqui em Roma, a gente se assustou com a pouca quantidade de linhas de metrô da cidade. Ela parecia gigantesca, de avenidas largas, monumentos enormes etc. Aí a gente descobriu que não... e hoje andamos praticamente metade da cidade a pé!
                Só que verdade seja dita: é muito complicado andar por aqui. As ruas são estreitas, muitas vezes são ruelas, tem muita praça (que confunde a cabeça de quem não conhece o lugar), muita entrada imperceptível e, principalmente, não se pode confiar nas placas de sinalização – eu já disse isso.
                Se ontem e anteontem conhecemos avenidas largas e monumentos infinitamente altos, hoje passamos por uma parte mais compacta de Roma. Em cada canto tem um restaurante ou uma taverna, só que até agora não vimos NENHUM supermercado grande. Estamos procurando por um.

                                             




- FONTANA DE TREVI
                Foi assim que chegamos à Fontana de Trevi, nossa primeira visita do dia: descemos na estação Barberini do metrô e fomos andando. No mapa parecia bem simples, mas levamos algum tempo pra encontrar a tal da fonte

                Nela, todos os turistas jogam uma moedinha enquanto fazem um pedido. É um ponto turístico bem simples mas bem bonito e gostoso – a fonte tem um tom azul que dá vontade de mergulhar na água.                      

                                           





- PRAÇA NAVONA
                Depois de jogar a moedinha em Trevi, passamos pela famosa Praça Navona – tem também uma fonte, como vários lugares em Roma, além de muita arte, muita gente vendendo mil coisas e bastante turistas. Também por ali tem um monte de restaurantes. Um lugar pra descansar as pernas, olhar o mapa (rsrs), conversar, enfim...







- CASTELO DE SANT’ANGELO
                Olhamos o mapa e discutimos como chegar no Castelo de Sant’Angelo. O Castelo fica do outro lado do Rio Tevere e, pra chegar nele, atravessamos a ponte de Sant’Angelo. A vista do rio é maravilhosa, só a ponte já vale um bom passeio:





                Não pagamos nada pra entrar lá porque tínhamos o Roma Pass, mas o ingresso custa 8 euros. Vale a pena pagar quem tem interesse em história, sobretudo dos séculos XV e XVI. O mais interessante a ser visto, pra mim, são os acessórios de guerra medievais: escudos, espadas, armaduras, armas de fogo etc. Tem também alguns pedaços do mausoléu do Imperador Adriano (pedaços mesmo, pelo menos que eu tenha visto!).
                A estrutura do castelo também é interessante – calabouços, grades nas janelas, paredes de tijolo e concreto, portões de ferro:





Este é o Santo que dá nome ao Castelo:




- PANTHEON
                Nosso principal destino de hoje era o Pantheon, que dizem ser o monumento antigo mais bem conservado de Roma. Realmente, a conservação está excelente:




 Só que o monumento não nos pareceu tudo isso. Como o próprio nome indica, Pantheon é o “templo de todos os deuses” – minha surpresa foi chegar no interior do prédio (uma basílica) e encontrar várias imagens da religião Católica. Uma pequena contradição que ainda não entendi...




- AS ESCADAS DA PRAÇA DE ESPANHA
                Depois de todas essas visitas, fomos até a Praça de Espanha conhecer uma tal escadaria onde as pessoas tiram foto, ficam namorando, conversando e sei lá mais o quê. Vimos do alto das escadas o dia se pôr. Vale a vista:




- JANTAR: A PIZZA DE VERDADE E O GELATTO DE VERDADE
                Não tínhamos almoçado. Decidimos procurar um lugar pra comer, a gente queria macarrão. Mas quando cheguei no lugar que a gente escolheu, um restaurante aconchegante chamado “Sugo”, logo reparei na pizza de uma família na mesa do lado: ela tinha a borda grande, estava bem suculenta, rs. Trocamos o cardápio:



Ela é saborosa, tem borda bem grossa e enorme: nós pedimos uma só, mas pelo que vimos as pessoas comem individualmente!




                Depois, terminamos o longo dia com o famoso gelatto italiano. Escolhemos os sabores café, pistache, tiramissú, nozes e avelã e comprovamos a fama do sorvete daqui. Muito bom!!!





Um comentário: