segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

08.01.2012
Paris, França.

- OUTRA NOITE BEM DORMIDA
                Decidimos passar o domingo na casa da Vera e, assim, acordamos lá pelas 9h30 da manhã. Ai, sim, conseguimos repor mais decentemente as energias perdidas nos dias anteriores. A verdade é que até agora estamos na mordomia: café da manhã na mesa, tudo bonitinho, tudo feito com carinho pelos donos da casa.

- O ALMOÇO
O Christian decidiu fazer fondue, um fondue de verdade, de receita suíça (ele é filho de suíço). Almoçamos todos juntos, conversamos bastante, em francês e em português, uma verdadeira bagunça. O mais legal de ficar na casa da Vera é que, pelo menos pela metade, podemos conhecer um pouco dos costumes de uma família francesa. Digo “pela metade” porque ela é brasileira e ele é francês, sendo que os dois filhos, O Laurent e a Bia, são praticamente franceses, apesar de comerem arroz com feijão e falarem bem o português.

- A SOBREMESA – GALETTE DES ROIS
Pois é assim que conhecemos pequenos costumes, pequenos hábitos e pequenas brincadeiras típicas que, em um hotel, provavelmente não poderíamos ver. A sobremesa desse almoço é um bom exemplo disso: comemos galette des rois, uma torta que pode ser feita de amêndoas ou de maçã, com massa folhada. Come-se essa torta justamente nessa época de Ano Novo, principalmente no dia 6 de janeiro, e com ela se faz uma brincadeira – no caso de hoje, a Bia foi quem dividiu aleatoriamente os pedaços de torta pra cada pessoa da mesa. Isso porque, segundo a tradição, aquele que encontrar um brinquedinho no seu pedaço deve pagar a próxima sobremesa!

Aaah! Pra fazer inveja aos apreciadores de um bom champagne (os bebuns), tomamos um que, segundo a Vera, é caríssimo na França (@somos chiques). Aqui tá a Carol degustando a coisa:

- O PASSEIO – ÀS COMPRAS
                Aqui na Europa (não sei bem se isso funciona no continente todo) o povo tá em época de saldão. Mas quando digo saldão, quero dizer SALDÃO mesmo, ou seja, os produtos atingem até 70% de desconto de verdade! Aí a Vera levou a gente num “centre comercial” perto da casa dela, que não é nada mais que um shopping. Resumindo a coisa: a Carol saiu da loja com umas 5 blusinhas e um casaco, e eu encontrei por um preço bem mais acessível uma saia que procurei feito louca antes do Réveillon. Paguei 5 euros por ela, e 3 euros numa blusinha como as que a Carol comprou.

- O PASSEIO – CHAMPS ÉLISÉES
                Depois dessa passada no “centre comercial”, fomos até a Champs Élisées, aquela famosa avenida onde fica o Arco do Triunfo e as principais lojas do mundo e bla bla bla. Era o último dia de decoração de Natal da avenida e, cá entre nós, a coisa tava bem de mal gosto. Pra usar as palavras da Vera, era uma decoração meio futurística que não combinou com o jeitão clássico da avenida. Ainda vamos voltar lá, mas valeu o passeio.

- NA CHAMPS ÉLISÉES – O PARAÍSO CAPITALISTA-FEMININO
                E aí, já que estávamos lá, por que não passar na SEPHORA, aquela loja de maquiagem que deixa as peruas malucas? A loja é gigantesca, precisa de umas 4 horas pra conferir todos os perfumes e maquiagens que tem. A loja, pelo que entendemos, fica aberta até 1h da manhã. Outro lugar pra voltar.

- JANTAR ESPECIAL
                E não é que eu e a Carol já estamos sentindo falta de arroz e feijão? E a Vera, que tem estoque de feijão brasileiro em casa, fez o brasileirinho pro jantar, com bolinho de carne, hehe! Só que agora, adeus mordomias, adeus arroz-feijão, olá querido fast-food, porque Paris e casa aconchegante da Vera só no final do mês.