sábado, 14 de janeiro de 2012

Roma, Itália



Roma, Itália
14.01.2012

- O CAFÉ DA MANHÃ DO B&B OASI
                Ótimo! Tomamos café no andar de cima, numa sala que parece ser dentro da casa da Dona Olga. Uma coisa super aconchegante, bonitinha e gostosa: pão torrado, torrada, geleia, iogurte, cereais, tangerina, tortinha, creme de avelã, café (bem forte!) e até ovo! Tudo é preparado com tanto carinho que, como eu disse hoje pra Carol, dá vontade de ir lavar a louça pra Dona Olga! Hahaha.





- O MUSEU DO VATICANO
                A escolha do dia foi o Museu do Vaticano. Chegamos lá de metrô, bem rápido, lá pelas 10h30 da manhã. Não pudemos entrar com o Roma Pass, então pagamos 8 euros pela entrada (isso porque o cara que vendeu o ticket foi muito simpático e passou a gente com a tarifa reduzida – a entrada inteira custa 15 euros). Eu acho que se for 20, 30, 50 euros, ainda assim vale a pena pagar – é uma experiência pra vida toda. Ah! Recomendo alugar também o audioguia por 5 euros, pra poder entender um pouco melhor o museu todo.
                Tirei bastante foto, mas infelizmente a Capela Sistina não pode ser fotografada, apesar de vários turistas insistirem em usar a câmera.

Do lado de fora:

O muro:
                    


                                      

                                      


Do lado de dentro, uma amostra modesta do teto:





Alguns famosos:

Rodin – O pensador (foto ruim, sem flash ]: )



Matisse



Chagall



Dalí lindo!





- GRANDE ALMOÇO – A LASAGNA ITALIANA
                Na saída do Vaticano, tem vários caras estregando folheto de vários restaurantes por alí. Escolhemos o menu de 10 euros do “Antiche Mura” e fomos super bem atendidas. O menu inclui uma pizza ou uma massa, uma salada, uma sobremesa e a bebida. Pela primeira vez desde que saímos de Paris, comemos coisa decente!
                Pedimos lasagna e gelatto de sobremesa. A massa é uma delícia:




- A BASÍLICA DE SÃO PEDRO
                Depois do almoço, partimos pra Basílica de São Pedro, que fica perto do Vaticano.




Entrar na Basílica em si é gratuito – e uma das primeiras coisas que se vê por lá é a Pietà, de Michelângelo. A entrada do museu custa 7 euros e, pra gente, não vale muito a pena pagar – isso porque tudo o que se vê lá dentro é ligado a religião e a ouro: cruzes e mais cruzes de ouro, relicário atrás de relicário de ouro.

A Pietà, que é o que interessa pra quem procura arte em Roma, está bem lá, linda, na entrada, acessível (apesar de um pouco longe e protegida por um vidro). Fiquei uma tempinho apreciando a imagem, é sagrado mesmo:




- FIM DO DIA
                Quando saímos da Basílica de São Pedro já era noite. Procuramos um supermercado e não encontramos (cidade estranha!!), passamos num café pra comer e voltamos pro hotel. Dia cheio de cultura, dia valioso!

Detalhe: se localizar em Roma é um tanto difícil, mesmo. A foto diz tudo:



Buonanotte! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário