segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Barcelona, Espanha.

iHola!

- DESEMBARQUE: UM CAFÉ RUIM E O OFÍCIO DE TURISMO – UM ÚTIL PORTUNHOL
                Chegamos no aeroporto de Barcelona por volta de 9h15 da manhã. Passamos pra um café rápido numa lanchonete: café ruim, pão pior ainda. Tudo bem, fomos ao Ofício de Turismo perguntar como sair do aeroporto e chegar no hostel. Aproveitamos e compramos o Barcelona Card, que dá direito a 2,3,4 ou 5 dias de transporte público gratuito, algumas atrações também de graça e alguns descontos em outros lugares, inclusive em algumas lojas.

Ah! O portunhol funciona sim, na maioria das vezes sem grandes complicações. Vale a pena saber uma ou outra coisa, oi-tchau-obrigada-sim-não,  conhecer um pouco mais o nome das comidas, saber perguntar o preço e etc. Mas não é nenhum bicho de sete cabeças.

- CHEGAR NA CIDADE: UM ÚTIL CIRCULAR
                Na realidade, essa foi a primeira vez que a gente teve que se virar de verdade, mas não foi muito difícil. O circular no aeroporto nos deixou na Plaza Catalunya, de onde seguimos a pé até a avenida do hotel depois de mais uma perguntinha em portunhol em mais um Ofício de Turismo (a vantagem é essa: não é tão difícil encontrar informações). O Hotel que escolhemos tem ótima localização.

- HOSTEL LA BOQUERIA
                Esse é o nome do hotel. É digno. Pequenino porém limpinho. Tudo no lugar, pequenos detalhes charmosinhos, um quarto OK.

Ainda não tomamos o café da manhã, el desayuno, pero já gostamos do cuidado do estabelecimento. É um lugar escondido no meio da grande avenida Las Ramblas.

- LAS RAMBLAS
                A avenida é bem agitada, cheia de turistas, lojas de souvenirs, pessoas que se apresentam na rua. Foi nas Ramblas, aliás, que demos de cara com um grupo de baianos jogando capoeira no meio da praça em troco de cents de euro.

Na mesma avenida, entramos numa lojinha em que tocava um pagodão, bem brasileiro. O mais engraçado, porém, foi escutar o “ai se eu te pego, ai, ai se eu te pego, delícia, delícia...” saindo de uma barraquinha de cachorro-quente perto do cais.

- O METRÔ
                Decidimos andar um pouco de metrô só pra conhecer, já que não pagamos o transporte público com o Barcelona Card. A impressão do sistema foi boa, as estações pareceram limpas e os trens são normais. Eram 6h30 da tarde quando entramos na estação e os trens estavam relativamente vazios, isso em plena segunda-feira. Cadê o povo voltando do trampo, gente? Coisa estranha...

- O MERCAT DE SANT JOSEP
                Eu tava ansiosa pra conhecer esse tal mercadão e gostei bastante – tem umas coisas bem esquisitas e o colorido encanta os olhos da gente. Pelo que vimos, tem bastante fruta e bastante comida típica da Catalunya. As fotos devem expressar melhor:

Ah! Uma coisa chocante, mas que parece bem normal aqui:

Madre Diós!

- O PORTO DA CIDADE
                O porto também agrada muito a vista da gente. O sol dá as caras em Barcelona, mesmo no inverno. Os pássaros, que passam em voo rasante em cima da cabeça dos turistas, dão um toque todo diferente pro lugar. Um bom lugar pra ler, como o carinha X aí da foto fez, pra pensar, pra conversar, namorar, sei lá, o que quiser fazer.

- PÁSSAROS, MUITOS PÁSSAROS

- ALEGRIA, ALEGRIA.
                E a verdade é que o que quer que faça numa visita a Barcelona, o turista ri, sorri, respira melhor, porque os ares por aqui são diferentes. Como já tinham me dito, constatei que realmente a cidade tem um quê de Brasil, talvez um quê de Rio de Janeiro, talvez por ser litorânea. Mas se tiver que definir a Barcelona que vi hoje em uma palavra, esqueceria a grande crise que enfrentam os espanhóis: eu escolheria ALEGRIA!